|
Post by General ELL on Sept 7, 2014 14:49:13 GMT -3
Eu não gosto de Xenogears. E ao longo do texto verão que não sem razão. Foi esse o RPG que, aliás, marcou o inicio de um período em que fiquei anos sem encostar num novo JRPG de tão de saco cheio que estava do gênero. Ele foi a gota d’água. Tem muitas razões pra não gostar de Xenogears e até admiro quem, apesar de tanta coisa contra, continua a gostar do jogo. Mas não respeito de jeito nenhum quem acha que é o jogo perfeito que, como ficará provado no final ao final da análise, perfeito ele não é. Está MUITO LONGE de ser. Então vamos lá. Devia ser 2000 ou 2001, não lembro. Estava eu trabalhando na VASP na época, descansando de descansar, tranquilamente no meu canto quando um meu amigo entra, chuta a porta com um estrondo trazendo um CD pirata de Xenogears na mão. “VOCÊ JÁ SABE O NOME DO SEU SALVADOR?” falou ele “VIRE ESSE JOGO E ENCONTRARÁS O SENTIDO DA VIDA. EIS QUE ESTA É A SEGUNDA VINDA EM FORMA DE DISCO!” Ele nunca terminou o jogo até hoje, provavelmente ainda procurando os sentidos ocultos nos escritos sagrados contidos no jogo, mas realmente encontrei o sentido da minha vida: uma cruzada para combater todos que falam que Xenogears é uma obra-prima perfeita, sem igual. Primeiro vamos a um ponto que até os fãs do jogo não podem negar: Xenogears é um jogo incompleto. A metade de um jogo na verdade, até menos se considerarmos que eram planejadas mais sequências. A versão mais aceita da história é que acabou a verba do estúdio antes do jogo acabar e eles acabaram tendo que fazer uma Visual Novel no segundo CD, amarrar com o primeiro e torcer pra que ninguém percebesse, o que não deu certo é claro. Pra quem não sabe o primeiro CD, em gameplay, é um típico JRPG basicão da Square dos meados dos anos 90 e se não fosse pelo seu plot absurdo com certeza ninguém ia lembrar dele até hoje indo se juntar a ‘pérolas’ como SaGa Frontier, Beyond the Beyond etc. Já o segundo é uma sequência de textos mal-escritos e intermináveis onde lê sobre as coisas que poderia estar fazendo se houvesse um jogo neste CD ditadas pelos personagens principais confortavelmente sentados em cadeirinhas e muito de vez em quando tomas a ação. Então é assim que se joga: ande por uma cidade converse com umas pessoas pegue um item e avance no jogo, depois entre nas dungeons mais mal desenhadas/esquematizadas que já vi em JRPGs, lute contra UM MONTE de monstros (sério, a cada passo é uma luta) aumente de experiência etc., volte pro primeiro passo e repita até o fim do jogo. O jogo tem um sistema de combos e aprendizado de golpes que não serve pra muita coisa já que no segundo CD, nos raros momentos de jogo, você só luta com os robôs praticamente, dá pra ganhar uns combos a mais pros robôs etc. mas eu virei sem saber eles de tão úteis que eles são. Ah, e como é tradição nos jogos da Square tem um monte de personagens inúteis e/ou ridículos NÃO É CHUCHU?!. Dica: Se você insistir em jogar evolua só o Citan e o Rico, esqueça os outros. Não vale a pena. Também não existem muitas sidequests, e eu também não fiz muita questão de descobrir. O jogo é completamente linear e previsível. Se já jogou qualquer JRPG na vida vai virar esse com um pé nas costas. O som é o ponto alto do jogo com uma boa trilha sonora, composta por Yasunori Mitsuda, o mesmo de Chrono Trigger, não é o melhor trabalho dele (esse seria Chrono Cross) e sinceramente pouco lembro das músicas. (As de CT, LEMBRO TODAS!) Os bonecos têm vozes até durante as lutinhas, mas mesmo em seu ponto alto o jogo já revela seus pontos baixos: depois de um tempo as músicas (com raras exceções) e as vozes enchem o saco ainda mais que o jogo, como já falado, tem MUITAS lutinhas. Na centésima luta já estás de saco cheio daquele: “ia! ia! hua! seia! Take This! AAAAA!” não gosto nem de lembrar. Os gráficos são ruins, até pro nível do PSX, lembram um pouco os do Breath of Fire III e IV ou do Star Ocean 2, só que piorados. Explica-se: enquanto que no BoF os sprites 2D até casam certinho com o cenário 3D não sei que compressão que eles usaram nesse jogo que os sprites são tão quadriculados que parece às vezes que está jogando um daqueles FPS de PC do início dos anos 90. Se puder usar um emulador pra jogar vai melhorar bastante a experiência. Soraya Saga sobre Xenogears em entrevista a Siliconera (em inglês):- Keeping balance between those elements is the most important task we must work at. As you know, the heavy volume of story has been a core factor of Xeno works. But now we realized that too heavily orienting toward visuals and stories would ruin the fundamental reason for the existence of games.Isso meus amigos, é a própria roteirista do jogo falando. Não é nenhum hater: a própria escritora descobrindo tardiamente algo que é das primeiras coisa que te ensinam quando começas uma aula de roteiro, cinema, etc. : SHOW DON’T TELL Vem a melhor parte então: a história! História não, que história qualquer um conta pois dinheiro e história é pra se contar. Vamos falar da narrativa que é o jeito como uma história é contada. EM TESE é interessante, e certamente não faltou ambição pra Soraya Saga e marido. Muito me lembrou o livro A Fundação do Isaac Asimov e com certeza foi inspiração pro jogo entre muitas ‘inspirações’ (aliás ‘inspiração’ é o que não falta no jogo). Quem conhece o Gnosticismo vai ver também que a história é basicamente uma recontagem em forma de JRPG da teologia desta religião. (O quê? Você tá me dizendo que a personagem feminina principal vira Sophia e que enfrentas DEUS no fim do jogo? Não diiiiigaaaa… ) O ruim é a forma de entrega, ou seja a narrativa. O texto às vezes é tão ruim que chega a ser embaraçoso, (como na cena das “mãos sujas de sangue” por exemplo NÃO É FÃS?) talvez foi a tradução mas mesmo assim: a tradução foi o que a Square vendeu no Ocidente e eu julgo por ela mesmo e não quero nem saber. Além disso frases extremamente cafonas e lugar-comum batem ponto como “O verdadeiro Deus está dentro de você” etc. O pior que toda a história é passada ao jogador em EXTENSAS cenas não-interativas com muito, MUITO texto, basicamente como era feita pela Square dos anos 90 só que esse jogo é um caso particular pois sua verborragia é ímpar, e o pior: desnecessária em muitos casos. Chuto que se cortassem 30 a 40% do texto do jogo a história em si ia continuar intacta. O jogo tem MUITOS clichês e se já tiveres jogado pelo menos um JRPG da Square antes sacarás toda a trama na primeira hora, no muito. E nem comece com aquelas partes de ‘romance’ ou ‘drama/tensão’ do jogo… é um dramalhão que é necessário bolas de aço pra aguentar: nível FF7(x10). Isso porque a Soraya Saga pra quem não sabe trabalhou muitos anos na TELEVISA no México em novelas com A Usurpadora e Marimar e nota-se que ela usou todo o seu conhecimento em construção de drama aqui nesse jogo. “MAS, MAS TEM REFERÊNCIAS FREUDIANAS, JUNGUIANAS E OUTRAS ANAS...” diz aquele meu amigo. Dou-lhe um tapa na cara pra aprender a calar a boca e deixar de falar besteira e já digo: Referência qualquer um pode ter mas nomear um boneco de ChuChu e crucificá-lo como referência à vocês sabem o quê acaba não simbolizando NADA! Que já como diria Roger Ebert: -"If you have to ask what it symbolizes, it didn't." Num Freud, juro pra vocês que ver uma cara falando do seu ‘poderoso canhão’ e uma transformação anime em ID deve ter sido as referências mais engraçadas que já vi em JRPGs. Muita gente fala também da refererência à drogas e sexo mas essas são tão tímidas que não dá nem pra considerar como referências mesmo, só dá pra dizer que há. E, sinceramente: se achas que Xenogears é uma abordagem inteligente do Gnosticismo vá imediatamente ler VALIS do Philip K. Dick e só volte quando achar o contrário. A própria escritora do jogo acha que o excesso de texto prejudicou Xenogears e com certeza não falou da boca pra fora porque o Xenoblade, um Xeno honorário, tem MUITO MENOS texto e conta basicamente a mesma história de um jeito muito mais eficiente. E pelo mesmo motivo se tornou um jogo muito mais agradável e BEM MENOS irritante. Mais uma vez provando então que o segredo das grandes narrativas é contar-se o máximo possível com o mínimo possível de palavras. “ÉS UM HEREGE!” disse o meu amigo preparando-se pra jogar uma cópia do tal Perfect Works na minha cara. “TOMA ISSO Ó HEREGE E LEIA COM ATENÇÃO POIS AÍ ESTÁ O ÚNICO CAMINHO PARA A SALVAÇÃO!” A cópia era em japonês e como ele mal sabe inglês além do básico é claro que ele não leu. Encaminho o tomo diretamente pra a lixeira, nem considerando que o tal livro existe. Jesus, será que Dostoievski precisou fazer Crime e Castigo: Perfect Works por acaso? Imagina VALIS: Perfect Works? Guerra e Paz: Perfect Works? não preciso nem dizer onde eu estou querendo chegar né? . Posso fazer nada se as suas intenções eram boas mas o orçamento acabou no meio e teve que lançar o resto em livro, não é problema meu e teu jogo é ruim do mesmo jeito. Desculpa! Com certeza Xenogears é um JRPG ambicioso que podia ser muito mais do que foi, mas como de boas intenções o inferno está cheio faltou mão pros roteiristas e verba pro estúdio e eu não avalio intenção, só o que está na minha frente. Mas a história tem final feliz já que aprenderam com os erros desse e dos outros Xeno e fizeram o Xenoblade que é um grande jogo. Se vocês querem um JRPG que propõe tudo o que o este jogo propõe mas EXECUTA DIREITO A PROPOSTA recomendo jogar o sensacional Digital Devil Saga, que é uma espécie de ‘Xenogears que deu certo’. Em retrospecto vejo que o grande problema do Xenogears é a síndrome de Hideo Kojima: bola uma grande história e um grande universo, mas falta alguém pra editar fora as partes ruins, os excessos, as bobagens, etc. Então é por essas e outras que está mais do que claro que Xenogears não é perfeito nem aqui nem na China. Se nunca jogou continue sem jogar e veja um Let's Play que dá na mesma praticamente, ou pode jogar o primeiro CD e continuar com um Let's Play do segundo que dá na mesma. Tem opções muito superiores por aí, até na época tinha. Jogar esse jogo hoje em dia é perda de tempo no muito. Não dou nota porque isso não faz o meu estilo, mas se desse não seria muito alta. Eu não gosto de Xenogears e não recomendaria pra ninguém, como deve ter ficado claro, e agora vocês sabem que o mínimo de motivos certamente tenho eu. Um muito obrigado e bom dia a todos. - General ELL. (Próxima parada: Chrono Cross)
|
|
|
Post by Akiha on Sept 7, 2014 18:28:14 GMT -3
E o que exatamente levou você a terminar esse jogo?
|
|
|
Post by DeK on Sept 7, 2014 23:42:13 GMT -3
Não sei qual o motivo, razão e circunstância do seu primeiro post no fórum ser uma crítica a um jogo, e não uma apresentação, mas enfim, há um tópico de Xenogears, no qual realizamos um clube de jogatina, que consiste jogarmos o jogo juntos. Lá seria um bom lugar pra colocar opiniões, não havia necessidade de criar um tópico novo ;) jrpgheroes.boards.net/thread/124/xenogearsEu joguei o jogo pela primeira vez nesse clube, que foi bem recente, então vamos às minhas opiniões sobre sua opinião: Concordo do jogo ser “incompleto”, tanto no sentido de haver uma sequencia quanto o “episódio V” em si. A mudança de jogabilidade de um CD para outro foi uma das minhas críticas ao jogo. Ela dá uma quebrada no ritmo de um modo que, se você não gostou do enredo do primeiro CD, não ficou intrigado para saber mais sobre o passado dos personagens, é bem provável que não gostará do jogo como um todo. Alguns trechos seus, com todo respeito, não foram muito convincentes e eu discordo deles: “Então é assim que se joga: ande por uma cidade converse com umas pessoas pegue um item e avance no jogo, depois entre nas dungeons mais mal desenhadas/esquematizadas que já vi em JRPGs, lute contra UM MONTE de monstros (sério, a cada passo é uma luta) aumente de experiência etc., volte pro primeiro passo e repita até o fim do jogo.” ---> Cara, RPG É ISSO! Em essência é exatamente esse algoritmo que você disse, acrescentando uma coisinha ou outra. Sobre as batalhas, deixo um exemplo: você nunca jogou nenhum dos primeiros Final Fantasy, não é? Eu desisti de jogar o V por ter batalha a cada passo, mas joguei o FF I e II no PSP e vi que eram do mesmo jeito. Os jogos antigos são assim, até o FF VII, em certas situações. “O jogo é completamente linear e previsível” -> Discordo completamente. Eu joguei em minha vida uns 85 RPGs, e nunca vi um enredo tão complexo, cheio de filosofia, verossimilhança e frases subjetivas quanto Xenogears (MGS não conta!). Este é um dos poucos jogos que podem fazer uma pessoa mudar o seu ponto de vista, tal qual um livro ou um filme. Minha vontade foi grande em parar de ler sua opinião aqui: “Os gráficos são ruins, até pro nível do PSX”. ---> Gráficos, ao meu ver, não devem ser usados para denegrir um RPG, visto que obras primas foram criadas em gráficos inferiores e ainda são referência (Super Mario 3, Castlevania Symphony of the Night, The Legend of Zelda – A Link to the Past, entre outros). “...a tradução foi o que a Square vendeu no Ocidente e eu julgo por ela mesmo e não quero nem saber” --> Pois deveria procurar saber sim. Nunca critique alguma coisa sem saber de onde veio o erro. É uma falha grave em dissertações. #fikdik Ainda no mesmo parágrafo: “Chuto que se cortassem 30 a 40% do texto do jogo a história em si ia continuar intacta.” --> Minha impressão é a contrária, tentaram ser o mais direto possível na medida do que objetivaram: contar a estória de um modo envolvente e dramático. Todo livro, filme, novela e jogo objetivam uma relação balanceada de quantidade de texto vs drama. “Além disso frases extremamente cafonas e lugar-comum batem ponto como “O verdadeiro Deus está dentro de você” etc.” ---> Camarada, caso não saiba, isso é modo de vida de muita gente por aí. Vertentes do Budismo seguem modos de pensar e agir semelhantes a esse “clichê”. “O jogo tem MUITOS clichês e se já tiveres jogado pelo menos um JRPG da Square antes sacarás toda a trama na primeira hora, no muito”. Poxa, você descobriu que ID = Fei logo de começo? Que Wiseman era o pai do Fei? Que Elly e Fei se encontraram lá na queda da nave? Você sabia de início o porque do Fei estar sem memória? Poxa, você é um vidente, por que o jogo não deixa nada claro logo de começo. Além de que, emendando com o que você diz a seguir, não me recordo de nenhum jogo da Squaresoft (nem Square-Enix) com enredo assim. ““MAS, MAS TEM REFERÊNCIAS FREUDIANAS, JUNGUIANAS E OUTRAS ANAS...” diz aquele meu amigo. Dou-lhe um tapa na cara pra aprender a calar a boca e deixar de falar besteira e já digo: Referência qualquer um pode ter mas nomear um boneco de ChuChu e crucificá-lo como referência à vocês sabem o quê acaba não simbolizando NADA! Que já como diria Roger Ebert: -"If you have to ask what it symbolizes, it didn't."” ---> hmmmmm… umas perguntinhas: vc leu a bibliografia do Nietzsche? Do Freud? Sabe a linha de pensamento deles? Eu não, mas não é porque eu não li que significa que o jogo não tenha. Além dessa frase ser meio sem sentido e aparentemente tirada de um contexto para caber na sua opinião: pra você saber o que uma coisa simboliza, você tem que conhecer o que ela poderia simbolizar. Se você não sabe o que ela pode simbolizar, é claro que vai perguntar o que ela simboliza (nossa, que profundo ). Claro que tudo que disse consiste em minha opinião e na discordância dela com a sua. Provavelmente concordaremos em discordar, mas quis deixar meu ponto de vista: Xenogears tem sim suas falhas, mas tem seus méritos por um enredo mais complexo, adulto, um sistema de batalha divertido e boa jogabilidade.
|
|
|
Post by Deleted on Sept 8, 2014 0:01:01 GMT -3
Não sei qual o motivo, razão e circunstância do seu primeiro post no fórum ser uma crítica a um jogo, e não uma apresentação, mas enfim, há um tópico de Xenogears, no qual realizamos um clube de jogatina, que consiste jogarmos o jogo juntos. Lá seria um bom lugar pra colocar opiniões, não havia necessidade de criar um tópico novo ;) Mas ele postou uma análise do jogo. Não só faz todo sentido ele criar uma review na sessão de reviews como poluiria de mais o tópico do clube, caso esse texto fosse postado lá.
|
|
|
Post by General ELL on Sept 8, 2014 0:50:16 GMT -3
Não sei qual o motivo, razão e circunstância do seu primeiro post no fórum ser uma crítica a um jogo, e não uma apresentação, mas enfim, há um tópico de Xenogears, no qual realizamos um clube de jogatina, que consiste jogarmos o jogo juntos. Lá seria um bom lugar pra colocar opiniões, não havia necessidade de criar um tópico novo ;) Mas ele postou uma análise do jogo. Não só faz todo sentido ele criar uma review na sessão de reviews como poluiria de mais o tópico do clube, caso esse texto fosse postado lá. Obrigado por esclarecer Hawk666 Brinks Só explicando: foi o djcoston que pediu pra que eu e outros caras do Start Select postássemos mais então... só atendo a um pedido aqui. Postando pra animar o fórum.
|
|
|
Post by leonemesis on Sept 8, 2014 15:25:28 GMT -3
Acho válido ter sempre a opinião dos dois extremos, quem gosta e quem não gosta.
Pessoalmente achei que o texto veio de alguém que esperava demais do jogo e acabou se decepcionando, sendo assim, buscou pontos pra criticar em todo canto. Algumas críticas acho válidas, como a mudança drástica no andamento do jogo a partir do segundo CD, a inclusão da chu-chu. Masalgumas como o fato do jogoter gráficos horríveis ou que a história do jogo é previsível, simplesmente não tem como concordar. O DeK járespondeu de forma semelhante ao que responderia nesse quesito, então nem preciso detalhar muito.
Enfim, penso que se a análise evitasse o tom de "extremista" e focasseem analisar tanto os acertos quanto os erros, seriauma boa leitura ecom maior aceitação.Entendo que o autor possa ter feito o texto para aqueles fãs que "exageram" nos elogios, o famigerado"fanboy", mesmo assim,nãotem como escrever um texto criticandoo modo de pensar delesao mesmo tempoem que comete os mesmos erros.
|
|
|
Post by Akiha on Sept 8, 2014 20:39:26 GMT -3
Muitas das coisas que ele cita são reconhecidas pelas pessoas que gostam de Xenogears também, o jogo tem diversos aspectos negativos, a questão é que Xenogears saiu em uma época estranha, foi o primeiro Jrpg a trazer tantos temas desse cunho para um jogo, depois vieram outros atrás, em seguida muitos outros foram simplificando isso.
Vale também citar que o time de Xenogears foi desistindo do projeto com o passar do jogo, a tradução daquele mar de letras foi feita por um único homem, por isso ela tem erros de gramática horríveis na versão americana, assim como algumas colocações sem sentido, que ficam para uma leitura e interpretação, não sei se a Square Enix retraduziu a versão de PSN do jogo.
outro ponto interessante a abordar é que Xenogears não copia a crença que foi descartada pela igreja no inicio do cristianismo, que foi a gnostica, mas se inspira nela de forma a criar seu próprio universo e suas próprias entidades, o que vemos no jogo não é encarado da mesma forma como o que aquilo fala, que Jesus e Sophia viriam a terra destruir um falso deus, sendo Sophia o conhecimento, muitos fãs associam isso a Jesus ser Fei, e o ultimo boss não é exatamente o que parece também.
outra coisa bem interessante é que Xenogears não é o unico jogo a usar religiões e crendices, vários deles usam, oras FF7 usa,Chrono trigger tem algumas partes claramente inspiradas na própria Bíblia sagrada.
|
|
|
Post by General ELL on Sept 9, 2014 1:21:31 GMT -3
Muitas das coisas que ele cita são reconhecidas pelas pessoas que gostam de Xenogears também, o jogo tem diversos aspectos negativos, a questão é que Xenogears saiu em uma época estranha, foi o primeiro Jrpg a trazer tantos temas desse cunho para um jogo, depois vieram outros atrás, em seguida muitos outros foram simplificando isso. Vale também citar que o time de Xenogears foi desistindo do projeto com o passar do jogo, a tradução daquele mar de letras foi feita por um único homem, por isso ela tem erros de gramática horríveis na versão americana, assim como algumas colocações sem sentido, que ficam para uma leitura e interpretação, não sei se a Square Enix retraduziu a versão de PSN do jogo. outro ponto interessante a abordar é que Xenogears não copia a crença que foi descartada pela igreja no inicio do cristianismo, que foi a gnostica, mas se inspira nela de forma a criar seu próprio universo e suas próprias entidades, o que vemos no jogo não é encarado da mesma forma como o que aquilo fala, que Jesus e Sophia viriam a terra destruir um falso deus, sendo Sophia o conhecimento, muitos fãs associam isso a Jesus ser Fei, e o ultimo boss não é exatamente o que parece também. outra coisa bem interessante é que Xenogears não é o unico jogo a usar religiões e crendices, vários deles usam, oras FF7 usa,Chrono trigger tem algumas partes claramente inspiradas na própria Bíblia sagrada. Entendo tudo isso Akiha, o time pode ter sido inexperiente, podem ter passado por dificuldades, etc., tudo isso é um problema. Que bom que não é problema meu né? Se a Square vendeu o jogo mesmo estando com localização ruim, então eu vou avaliar o jogo com a localização ruim e julgar pela localização ruim e, como eu já disse, não quero nem saber. Aí vem aquela pergunta que não quer calar: pra que tanto texto? Isso não é um livro, é um videogame. Uma imagem não vale por mil palavras? Uma das regras de ouro da indústria não é o Show, Don't Tell? A própria roteirista fala que teria feito diferente hoje. Se escreve muito texto em videogame, não, em qualquer mídia é tecer corda pra se enforcar, a não ser que seu nome seja Dostoiévski ou Tolstói. Tudo bem que Xenogears pode ter sido o primeiro JRPG a tocar em tanto assunto polêmico, mas aí eu te pergunto, isso faz dele o melhor? MAS É CLARO QUE NÃO! Me dá uma ira de neguinho falando que Xenogears é a melhor coisa que ele já leu que vocês não fazem ideia. Tinha um cara num outro fórum que falava que era melhor que Tolkien! Dá impressão que a maioria das referências de Xenogears é só pedantismo. Aliás não só impressão como a maioria das referências É pedantismo por parte dos criadores mesmo. É visível que faltou ou pesquisa ou mão pra lidar com os temas propostos, de novo aquela nossa cordinha que eles aprontaram pra eles mesmos. Aí vem a diferença do cara que acha que saca pro cara que REALMENTE saca. Xenogears usa o Gnosticismo como pano de fundo mas tudo é feito de um jeito tão truncado que chega a ser embaraçoso. Realmente se afogaram no " mar de texto". Agora, já jogou Digital Devil Saga? O DDS faz com o Hinduísmo o que o Xeno faz com o Gnosticismo mas quando nego conhece e sabe escrever são outros 500: DDS é tão absurdo que com 10% do texto de Xenogears tem um alcance e uma visão meio que ANOS-LUZ a frente. Chega até a ser covardia comparar. E a fórmula de jogo é quase a mesma Religião+Filosofia+Anime=DDS/Xenogears. A diferença que um soube usar a mídia que tinha na mão pra contar a história e o outro não. Porque como eu já falei: história e dinheiro é pra se contar, qualquer um faz isso, o que vale não é a história mas sim como tu contas ela. Outra historinha que eu ouço muito é essa de que Xeno é o primeiro JRPG que teve uma história a nível de literatura e talz. Jogaste Terranigma? Earthbound? Um de 94 e outro de 95 (Xeno é de 98). Se não jogaram larguem qualquer JRPG que estejam jogando e vão jogar porque se não o porrete vai cantar. Esse dois jogos dão uma surra de toalha dobrada em Xenogears. E vieram antes. O que eu realmente acho é que foi o primeiro que muito baixinho jogou que tinha temas mais pesados aí acaba parecendo que foi o primeiro mas nem foi... PS: Leiam VALIS. Isso sim é uma viagem feita em cima do Gnosticismo o resto é brincadeirinha de garoto juvenil.
|
|
|
Post by General ELL on Sept 9, 2014 1:57:20 GMT -3
Acho válido ter sempre a opinião dos dois extremos, quem gosta e quem não gosta.
Pessoalmente achei que o texto veio de alguém que esperava demais do jogo e acabou se decepcionando, sendo assim, buscou pontos pra criticar em todo canto. Algumas críticas acho válidas, como a mudança drástica no andamento do jogo a partir do segundo CD, a inclusão da chu-chu. Masalgumas como o fato do jogoter gráficos horríveis ou que a história do jogo é previsível, simplesmente não tem como concordar. O DeK járespondeu de forma semelhante ao que responderia nesse quesito, então nem preciso detalhar muito.
Enfim, penso que se a análise evitasse o tom de "extremista" e focasseem analisar tanto os acertos quanto os erros, seriauma boa leitura ecom maior aceitação.Entendo que o autor possa ter feito o texto para aqueles fãs que "exageram" nos elogios, o famigerado"fanboy", mesmo assim,nãotem como escrever um texto criticandoo modo de pensar delesao mesmo tempoem que comete os mesmos erros. É foi mais ou menos por aí mesmo. Esse meu amigo existe mesmo, mas só dei uma exagerada na história dele e ele que acabou me enchendo o saco pra jogar esse jogo que é um dos favoritos dele. E olha que ele mal sabe ler em inglês mas agora eu vejo que isso deve ter ajudado ele a gostar do jogo. Quando nego falava que o jogo era como se Shakespeare tivesse ressuscitado e escrito um videogame eu estava esperando algo no nível NOBEL DOS GAMES mas na verdade era basicamente um nomeado ao prêmio jabuti Infantojuvenil 1998(sim, é junto agora). Só terminei porque apostei com esse amigo se não não tinha nem me incomodado, aliás ele estava presente quando derrotei o último chefe por coincidência. E só respondendo a sua crítica eu acho que fui justo sim com o jogo: ele é basicamente um JRPG da 'Square soft-Style' dos anos 90 e se considerar só esse ponto ele é regular, mas análise se faz de um todo não de uma parte. E DeK se acha que Xenogears é o supra-sumo das histórias de games só falo uma coisa: baixinho, precisas jogar outros jogos. Me manda MP que te recomendo uns. Mas vamos lá: Não. RPG BASICÃO é assim, você que parece entender de FF me fale: FF 13 é assim? Etrian Odissey é assim? SMT é assim? (E sim, já joguei todos os FFs numerados) Pertinente, pertinente, só tem um problema: isso não é uma dissertação. É uma análise da versão americana de Xenogears, e eu avalio e julgo o jogo EXATAMENTE como ele foi entregue por isso que eu digo sim que os gráficos são ruins e o texto é mal escrito pois foi assim que o jogo foi vendido e é assim que será analisado passa a régua e #fikdik Respondendo a usa perguntinha: sim (não toda é claro), mas isso não vem ao caso. Acho melhor replicar esse seu quote com uma anedota: Imagine que você está apertado pra ir ao banheiro, você para na porta dos banheiros e vê em uma porta um quadrado e na outra um círculo. Em qual banheiro você entra? - é claro que vou perguntar o que simbolizam os sinais - você me diz, nesse instante você ouve a voz de Roger Ebert logo as suas costas falando: - If you have to ask what it symbolizes, it didn't. Bom por hoje chega pessoal que já tá tarde e esse papo me deixou apertado pra ir ao banheiro. Um muito obrigado e bom dia a todos - General ELL
|
|
|
Post by Krodierk on Sept 9, 2014 2:30:27 GMT -3
Not sure if serious or troll.
|
|
|
Post by DeK on Sept 9, 2014 8:58:36 GMT -3
Not sure if serious or troll. Pois é Krod, eu sabia que estava alimentando um troll... Parei minha discussão por aqui, pq em nenhum momento falei que acho Xenogears é o supra-sumo dos RPGs. Entendo que vc esteja dizendo isso pq não gostou mesmo do jogo, e tem muita gente que te diz que Xenogears é Ó RPG das galáxias, e é claro que vc vai rebater, já que não é isso que vc acha. Como eu disse, estávamos trocando opiniões, e gosto é gosto, acredito que seja difícil mudarmos o gosto um do outro. Sei que muita gente aqui no fórum é fã de SMT - Persona, fiquei com vontade de tentar e sinceramente não gostei do Persona I, mas nem por isso saio aos ventos dando minha opinião do jogo ;)
|
|
|
Post by General ELL on Sept 9, 2014 20:30:42 GMT -3
Not sure if serious or troll. Começou o: "não concorda comigo então é troll". Vamos parar com isso né gente?
|
|
|
Post by Krodierk on Sept 9, 2014 21:53:35 GMT -3
Hm, não. Na verdade, sou um dos poucos aqui que também odeia esse jogo.
|
|
|
Post by djcoston on Sept 9, 2014 23:10:19 GMT -3
Bom, a ideia principal do fórum é justamente a de trazer discussões sobre o gênero RPG e principalmente a de incentivar jogadores a gostar, jogar e compartilhar RPG e unir todos no mesmo local para isso. Eu sinceramente não concordo com esse tipo de postagem porque não trás benefícios para os ideais citados, mas não repudio a opinião pois cada um tem e deveria ter a sua. Mas sim, é interessante ver reviews e opiniões diversificadas, as vezes uma pessoa pode ler e se identificar com algo comentado, e é por isso que existem reviews e uma seção dessas em nosso fórum. E seja bem vindo GeneralEll, não é a toa que seu apelido é General em!? Você certamente se dará bem com o Krod.
|
|
|
Post by General ELL on Sept 9, 2014 23:54:13 GMT -3
Bom, a ideia principal do fórum é justamente a de trazer discussões sobre o gênero RPG e principalmente a de incentivar jogadores a gostar, jogar e compartilhar RPG e unir todos no mesmo local para isso. Eu sinceramente não concordo com esse tipo de postagem porque não trás benefícios para os ideais citados, mas não repudio a opinião pois cada um tem e deveria ter a sua... Não concordar em postar uma análise negativa? Mas isso vai totalmente de contra o que você quer. Porque você seria contra uma análise assim se quer um fórum de discussão diversificada para o gênero? Não, o povo é que tem que ter a maturidade de absorver o baque de alguém falando mal de um jogo que gosta e explicar RACIONALMENTE o porquê da análise estar errada apresentado evidências do contrário. Porque vocês viram que eu não falei mal de graça. Xenogears tem UM MONTE de defeitos que até mesmo os produtores reconhecem e apenas evidenciei tudo isso no texto. Agora a discussão seria porque, mesmo com tudo isso, nego ainda gosta do jogo, não vir acusando todo mundo que fala mal de troll. Isso sim seria um espaço construtivo para este tipo de discussão. E obrigado, pode contar com a minha presença no fórum. Só não postei antes alguma coisa porque sinceramente, eu me cadastrei quando você fez o anúncio lá no SS, mas é tanta coisa que acabei esquecendo do fórum.
|
|
|
Post by Deleted on Sept 10, 2014 0:08:15 GMT -3
Olha, particularmente gostei da análise do General, não pela qualidade, mas pela existência dela em si. Idéias controversas sempre rendem boas discussões e desenvolvem mais a fundo o conhecimento de todo mundo, pois muita informação é trocada. Prova disso está aí mesmo, com a quantidade de posts e o tamanho das respostas. Por mais que seja, er, digamos, "bonito" postarmos coisas "legais", nunca terá o mesmo nível de produtividade de dois ideais opostos se chocando, no máximo uns elogios ou uns paralelos adicionais, que é o que de fato acontece.
BTW bem vindo General Ell.
|
|
|
Post by Akiha on Sept 10, 2014 1:18:45 GMT -3
Bom, a ideia principal do fórum é justamente a de trazer discussões sobre o gênero RPG e principalmente a de incentivar jogadores a gostar, jogar e compartilhar RPG e unir todos no mesmo local para isso. Eu sinceramente não concordo com esse tipo de postagem porque não trás benefícios para os ideais citados, mas não repudio a opinião pois cada um tem e deveria ter a sua... Não concordar em postar uma análise negativa? Mas isso vai totalmente de contra o que você quer. Porque você seria contra uma análise assim se quer um fórum de discussão diversificada para o gênero? Não, o povo é que tem que ter a maturidade de absorver o baque de alguém falando mal de um jogo que gosta e explicar RACIONALMENTE o porquê da análise estar errada apresentado evidências do contrário. Porque vocês viram que eu não falei mal de graça. Xenogears tem UM MONTE de defeitos que até mesmo os produtores reconhecem e apenas evidenciei tudo isso no texto. Agora a discussão seria porque, mesmo com tudo isso, nego ainda gosta do jogo, não vir acusando todo mundo que fala mal de troll. Isso sim seria um espaço construtivo para este tipo de discussão. E obrigado, pode contar com a minha presença no fórum. Só não postei antes alguma coisa porque sinceramente, eu me cadastrei quando você fez o anúncio lá no SS, mas é tanta coisa que acabei esquecendo do fórum. Acredito que Xenogears foi o primeiro encontro de muita gente com aqueles temas e por isso o jogo acabou sendo tão "diferente" dos outros que causou esta impressão, eu mesma gosto de Xenogears, entretanto reconheço que tem o jogo poderia ter se saído bem melhor, assim como Xenosaga tem umas falhas ate similares, mas em menor grau, a questão é que Xenogears não o único jogo com esse problema você vai se deparar com vários e vários rpgs que se for esmiuçar ao extremo ficam fazendo pouquíssimo sentido em sua narrativa. provavelmente existem mesmo muitos fãs como você citou eu nunca cruzei com nenhum (de Xeno) que não tivesse terminado Xenogears e tido a impressão de que "faltou algo", ou "foi bom, mas poderia ter sido bem melhor", não da para fazer algo ser completamente odiado assim, sempre terão pessoas que irão gostar outras não, em minha opinião. quanto ao texto ele teve um acento para instigar debates e por isso leva esta escrita (creio), entretanto os pontos levantados são relevantes a discussão em minha humilde opinião. ficam aqui minhas boas vindas também.
|
|
|
Post by sergechrono on Sept 10, 2014 9:47:21 GMT -3
Xenogears é incompleto sim por questões de low budget, mas ele não é culpado pela ausência das seqüências. Dizer q ele é menos da metade de um jogo só pq não vieram as seqüências é tão sem sentido qto culpar Shenmue 2 por não existir uma Shenmue 3. O segundo CD não é uma Visual Novel, baita exagero seu. Inclusive a dungeon final é a maior do jogo inteiro, demorei horas pra explorar tudo. O jogo não é basicão, afinal tem uma história longa, detalhada e ambiciosa, gameplay variado com combos pros personagens a pé e pros mechas, especiais, etc., excelente trilha sonora, enfim... Passa longe de ser básico. O parágrafo falando q as dungeons são mal desenhadas é totalmente pessoal, achei muito pelo contrário, design labiríntico muito interessante de explorar. A taxa de encontros foi normal, nada diferente da média da época. E só pq vc zerou sem usar todos os combos, isso não é culpa do jogo, é como acusar DMC4 de pouca profundidade de gameplay só pq a maioria não usa nem 1% das possibilidades dele. Vc não usou os recursos pq não quis, o jogo não perde mérito por isso. E Chuchu não é inútil, sem ele o grupo teria morrido pro Grahf. E o jogo não é fácil assim não, vários chefes exigem uns bons retries, principalmente no segundo CD. Isso das músicas enjoarem é algo pessoal, qualquer RPG está sujeito a isso, não é certo crucificar Xenogears por algo presente em praticamente qualquer jogo do gênero. Até FF7 q é meu RPG preferido eu cansei de ouvir o tema de batalha depois de dezenas de horas. Os gráficos não são ruins, estão na média da época. Qto à história, foi muitíssimo bem executada, partes como a conversa do Citan com ID no final do primeiro CD não me saem da memória mais. A questão de ter referências q vc já viu em outros lugares não é demérito pro jogo, é normal, obras de arte são resultado de intertextualidade muitas vezes. Independente de ler ou não o Perfect Works, o jogo tem um extenso background pra quase todos os personagens principais da trama... Enfim, o texto está lotado de pessoalidade e exageros, entendo vc não gostar, mas não vi quase do q vc falou dessa forma q vc enxerga.
|
|
|
Post by General ELL on Sept 10, 2014 17:09:55 GMT -3
Acredito que Xenogears foi o primeiro encontro de muita gente com aqueles temas e por isso o jogo acabou sendo tão "diferente" dos outros que causou esta impressão, eu mesma gosto de Xenogears, entretanto reconheço que tem o jogo poderia ter se saído bem melhor, assim como Xenosaga tem umas falhas ate similares, mas em menor grau, a questão é que Xenogears não o único jogo com esse problema você vai se deparar com vários e vários rpgs que se for esmiuçar ao extremo ficam fazendo pouquíssimo sentido em sua narrativa. provavelmente existem mesmo muitos fãs como você citou eu nunca cruzei com nenhum (de Xeno) que não tivesse terminado Xenogears e tido a impressão de que "faltou algo", ou "foi bom, mas poderia ter sido bem melhor", não da para fazer algo ser completamente odiado assim, sempre terão pessoas que irão gostar outras não, em minha opinião. quanto ao texto ele teve um acento para instigar debates e por isso leva esta escrita (creio), entretanto os pontos levantados são relevantes a discussão em minha humilde opinião. ficam aqui minhas boas vindas também. Mas aí que está Akiha, se a história realmente fosse tão boa ela continuaria boa depois de pararmos pra pensar nela. Na verdade ficaria até melhor depois de esmiuçado. É assim que (boa) literatura funciona. O melhor sempre está por baixo da superfície. O que eu acho é que Xenogears tem essa reputação muito pelo fator nostalgia, de ser um jogo "diferente" pra época e o primeiro que muita gente jogou com esse tipo de temática. Um exemplo: eu não vi Cavaleiros do Zodíaco quando criança. Depois de velho fui tentar ver uns episódios pra ver o porque de tanta fama, resultado: que lixo maluco, como é que alguém pode falar que é o melhor anime que tem etc. Às vezes tem coisa que ganha fama só pela novidade mesmo, como foi o caso dos Cavaleiros sendo que anime daquele tipo era meio que novidade quando passou.
|
|
|
Post by General ELL on Sept 10, 2014 17:53:48 GMT -3
Xenogears é incompleto sim por questões de low budget, mas ele não é culpado pela ausência das seqüências. Dizer q ele é menos da metade de um jogo só pq não vieram as seqüências é tão sem sentido qto culpar Shenmue 2 por não existir uma Shenmue 3.O segundo CD não é uma Visual Novel, baita exagero seu. Inclusive a dungeon final é a maior do jogo inteiro, demorei horas pra explorar tudo.O jogo não é basicão, afinal tem uma história longa, detalhada e ambiciosa, gameplay variado com combos pros personagens a pé e pros mechas, especiais, etc., excelente trilha sonora, enfim... Passa longe de ser básico. Isso era o básico do que a Square fazia em meados dos anos 90. Quando alguém via Square na capa do disco tudo isso aí era o mínimo aceitável e se a gente faz uma comparação com outros RPGs da Square e até de outras empresas (como BoF 3, Star Ocean 2, Valkyrie Profile, etc.) da época vamos ver que Xeno faz o mínimo aceitável na maioria do tempo. O único diferencial mesmo é a história que, como já visto, nem é lá essas coisas. Agora a comparação com Shenmue até tem haver: os fãs de Shenmue não se conformam de não haver o 3 e consideram a trama incompleta, do mesmo modo que se considerar Xeno inserido numa mitologia maior o jogo se torna mais incompleto do que já é. Pouco antes de jogar Xenogears eu tinha jogado o Golden Sun 1 & 2. Já jogou esses dois? Esses jogos tem AS MELHORES DUNGEONS QUE JÁ VI EM QUALQUER JRPG. Então é claro que quando peguei Xeno pra jogar estava esperando algo num padrão mais alto. Ora, Golden Sun é um RPG de GBA feito por uma empresa pequena (publicado pela Nintendo) e Xenogears era jogo feito pela Squaresoft qual que achas mais capaz de entregar um jogo com desenho de fases acima da média? Preciso nem falar né? Mas não foi isso que aconteceu: as dungeons no Xeno são basicamente "ande pra frente até chegar ao chefe sem puzzles ou segredos enquanto luta com a câmera pra fazer um platforming meio que enfiado goela abaixo dentro do design do jogo" (Babel Tower, lembram?), enquanto que no Golden Sun as dungeons eram tão boas que esquecia a história e partia sempre o mais rápido possível pra próxima (mais uma vez provando que sempre gameplay>>>>>história). Agora a comparação com DMC, me desculpe, é ridícula: em DMC você não apenas vira o jogo. Você pontua e persegue um ranking. É possível virar com os combos básicos DMC? Sim, mas é só isso que vais conseguir. Se quiser jogar no Hard pra frente e conseguir melhores rankings e pontos vai ter que aprender o resto. Isso é resultado direto da profundidade das mecânicas do jogo. Uma comparação mais válida seria se você conseguisse X pontos em DMC usando metade dos combos que eu usaria pra alcançar os mesmos X pontos o que nós dois sabemos é impossível. E como eu provei em Xeno, eu consegui o mesmo resultado (virar o jogo) em provavelmente até menos tempo, usando menos combos que vocês. Sim as músicas enjoam, ainda mais quando enjoam por resultado de mal design. Porque não fazer as batalhas menos frequentes ou mudar de vez em quando as músicas como se faz em um monte de outros RPGs? Quando isso acontece pode até ser que eu esteja sendo chato, mas a culpa não é totalmente minha já que não fui eu quem fiz o jogo. Se tens uma solução que não usas então a partir desse ponto és culpado pelo que pode acontecer. Agora muito bem executada a história? Com coisas como rios de texto, muitos redundantes, caracterização ruim de alguns personagens, (como o Rico que depois que ele é apresentado a história dele é basicamente esquecida), e como eu já falei frases como "mãos sujas de sangue", "O verdadeiro Deus está em você", nem preciso começar como os clichês batidaços como problema com os pais, vila inicial destruída, império do mal... Cenas ridículas como a "paixão de Chuchu", os dramalhões etc. Faça-me o favor né? E não, não sou contra a usarem referências e clichês a única coisa que eu quero é que façam direito. Dá pra fazer direito. Já falei: DDS com muito menos texto alcança MUITO MAIS profundidade. Até mesmo o Xenoblade, feito pelos mesmo caras, se sai BEM MELHOR nesse quesito. Então é questão de mão mesmo e boa-vontade. Você fala da conversa do Citan. Mas sabe o que é exemplo de texto bem escrito? É alcançar o mesmo impacto com uma frase: como "Thanks for the coffee" no Phoenix Wright 3 (quem jogou sabe o que eu estou falando) ou a maneira genial que o arco do Gale é fechado com uma frase só e um close de câmera no DDS: It's Karma (e acaba a cena!).
|
|