|
Post by luxetumbra on Mar 17, 2018 20:55:24 GMT -3
A ideia de abrir o tópico é antiga, para trocar ideias, tirar dúvidas, e o que mais quiserem falar sobre o tema. Para se atualizarem sobre como anda a emulação em PCs, recomendo o link a seguir: www.hardware.com.br/comunidade/v-t/1461993/Meu foco atual é centralizar no Retroarch a emulação no PC. Retroarch é um centralizador de diversos emuladores de vídeo-games, abrangendo boa parte dos vídeo-games existentes, como SNES, PS1, PSP, Atari, Wii e arcades antigos. Ele por si só não é um emulador, funciona com um sistema de núcleos (cores), os quais são os responsáveis por emular de fato os consoles. Há inúmeras opções, como sincronia de forma mais perfeita que em outros emuladores, opções de filtragem, shaders. E ele já reconhece e mapeia por padrão controle do XBOX360. Basicamente ele delega aos cores a emulação e se preocupa com a camada acima, API para controles, shaders, filtros, áudio. Tem versões para praticamente qualquer dispositivo que permita instalação de softwares terceiros, como PSP, dispositivos Android e PCs. Aqui falo da versão PC. Passo 1: Download da versão desejada: www.retroarch.com/index.php?page=platformsPasso 2: Fazer download pelo próprio Retroarch dos cores desejados. Por vezes tem mais de 1 para cada console, são basicamente emuladores diferentes, que podem ter foco diferente, compatibilidade com jogos diferente. A interface é navegável pelo mouse/teclado ou controle. Passo 3: Ir em Load Content para carregar o jogo (é possível criar lista de jogos favoritos e só rodar direto depois de carregado uma vez). Passo 4: Selecionar o core desejado para carregar o jogo e jogar. Passo 5: Shaders e opções gráficas para alterar/adicionar, com o jogo carregado, ir em Command -> Menu Toggle e em Options. Para alterar configurações de controles ir em Command -> Menu Toggle e selecionar Controller. Opções podem ser salvas personalizadas por jogo. Algumas imagens (gosto de usar shaders CRT, por isto a abundância de imagens usando o shader crt-lottes).   GB com uso de shader + skin O overlay este com a imagem do GB está aqui disponível nesse link: github.com/nosh01/retroarch-overlays. O shader é nativo encontrado em shaders\shaders_cg\handheld\gb-shader.cgp.  Mushihimesama Futari (Arcade - Mame Core)  Golden Sun - The Lost Age (GBA - VBA-M Core)  Killer Instinct 2 no MAME (o borrão abaixo da imagem é bug da função de print-screen, não tem aparece no jogo).
|
|
|
Post by luxetumbra on May 1, 2018 11:23:16 GMT -3
Que coisa linda essa nova interface do Retroarch. Emulador de Vita? github.com/Vita3K/Vita3KQuanto a PS3 evoluiu a emulação bastante no RPCS3, estava totalmente por fora.
|
|
|
Post by folles on May 2, 2018 15:05:40 GMT -3
Se for um computador eu sinceramente vejo absolutamente nenhum uso pra Retroarch que não seja pra exclusivamente rodar PS1 que é o emu que mais enche o saco pra conseguir boa gameplay sem pertubação nos gráficos ou frame rate.
De resto stand-alones fazem tudo de boas.
E passo longe desses filtros de CRT e afins, emulação e monitor atual em si já adicionam input lag não preciso de extra feito por mim mesmo.
|
|
|
Post by luxetumbra on May 2, 2018 15:21:32 GMT -3
Se for um computador eu sinceramente vejo absolutamente nenhum uso pra Retroarch que não seja pra exclusivamente rodar PS1 que é o emu que mais enche o saco pra conseguir boa gameplay sem pertubação nos gráficos ou frame rate. De resto stand-alones fazem tudo de boas. E passo longe desses filtros de CRT e afins, emulação e monitor atual em si já adicionam input lag não preciso de extra feito por mim mesmo. Epsxe atual não precisa de nada dist. Uma config roda tudo perfeitamente. Retroarch é muito bom. Se usar controle de x360, nem precisa configurar botões, por exemplo. Todos cores já vem pré configurados. Além dos filtros, que no teu caso não interessa. Filtros é a melhor parte, configurações globais para todos cores.
|
|
|
Post by folles on May 2, 2018 23:14:05 GMT -3
ePSXe roda FFs de boas, qualquer coisa que fuja do mainstream roda que nem merda travando pra caramba tipo DQ7 e Xenogears davam travadas vários de frames sem motivos, sem falar de linhas do sprite do Fei e de alguns personagens que sumiam, ainda tem o áudio que aumenta do nada durante text scroll.
Jé beetle não é só tu tirar o Método de Memory Card hipster deles e você tem um emulador quase 1:1 PS1 sem frescuras.
|
|
|
Post by luxetumbra on May 2, 2018 23:29:12 GMT -3
ePSXe roda FFs de boas, qualquer coisa que fuja do mainstream roda que nem merda travando pra caramba tipo DQ7 e Xenogears davam travadas vários de frames sem motivos, sem falar de linhas do sprite do Fei e de alguns personagens que sumiam, ainda tem o áudio que aumenta do nada durante text scroll. Jé beetle não é só tu tirar o Método de Memory Card hipster deles e você tem um emulador quase 1:1 PS1 sem frescuras. Na última versão? Na 2.05 melhoraram muito. Beetle é um fork do Mednafen criado no Retroarch. Uso ele para emular o PC Engine e Saturn, dos quais é o melhor emulador que tem.
|
|
|
Post by folles on May 3, 2018 0:19:44 GMT -3
Sim a última versão o ePSXe dá problemas, deve ser relacionado ao fato de ser closed source e plugin dependent.
|
|
|
Post by luxetumbra on May 6, 2018 15:40:03 GMT -3
|
|
|
Post by folles on May 7, 2018 14:01:25 GMT -3
Não curto esses filtros por conta do input lag, e esse negócio de CRT parece mais que é alguém gravando uma tela do que uma imagem de um jogo rodando em CRT que me lembro ser bem mais nítida do que isso.
E estranho deve ser a treta que Intel HD causa com uso de OGL porque o meu Fei de frente tem duas linhas de pixels faltando no ePSXe aqui.
De qualquer maneira agora to que nem pinto no lixo com o Mednafen dominado e sem frescura, até consegui converter a iso do romhack Xenogears 2.0 que unduba e coloca o accept no lugar onde todo o accept deveria ficar que é o círculo.
Tirar do formato doido que o autor colocou (.ecm) foi mais fácil do que eu imaginei.
É simplesmente linda a imagem e sem glitches, é emulação de PS1 como eu sempre quis.
|
|
|
Post by luxetumbra on May 7, 2018 14:05:51 GMT -3
Ah, uma coisa é que distorce se olhar essas imagens que postei fora da resolução delas. Aqui fica mais nítida que na minha tv tubo de 14".
|
|
|
Post by luxetumbra on Jul 27, 2018 16:28:26 GMT -3
RPCS3 - breve tutorialO emulador está funcional, mas ainda é experimental, pode rodar ou não jogos. E é necessário um PC forte para rodar de forma jogável os jogos. Deixo um vídeo do Persona 5 rodando, e o PC do usuário é este, para terem uma ideia: CPU i7 7700k @4.7Ghz, 16gb DDR4 3200Mhz RAM, GTX980ti 6gb, 256gb M.2 SSD Requerimentos (vagos) do emulador são: OS: Windows 7/8/10 64-bit / Linux 64-bit / BSD 64-bit Memória: 2GB (recomendados 8GB) Vídeo: Placa com suporte a OpenGL 4.3. Recomendado NVidia ou AMD compatível com Vulkan CPU: Intel Quad-core da arquitetura Haswell ou superior, com suporte a Transactional Synchronization Extensions (TSX-NI). AMD Hexa-cores e acima recomendados (Ryzen). Passo 1: Fazer download do RPCS3 através do site oficial: rpcs3.net/downloadVersão mais recente neste momento é a 0.0.5-7123 Alpha Passo 2: Fazer download do firmware do PS3: www.playstation.com/en-us/support/system-updates/ps3/Passo 3 (caso não tiver): Fazer download do pacote do Visual C++ 2015: www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=53840Passo 4 (caso não tiver): Fazer download do DirectX Redistributable: www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=35Passo 5: Fazer download do PS3 Merge Software: karmian.org/projects/ps3merge/downloadPasso 6: Abrir o RPCS3, e instalar o firmware baixado do PS3, em File > Install Firmware > selecionar o arquivo PS3UPDAT.PUP Neste momento será necessário ripar ou ter em mãos uma ISO ou arquivos de um disco de PS3, que pode ser ripada de um disco original. Extrair seu conteúdo a um diretório e pegar o código do Passo 7: Copiar conteúdo do disco para dev_hdd0>disc>_DROPITHERE_ Passo 8: Com o PS3 Merge, navegue para diretório para onde extraiu o jogo em [CÓDIGO_DO_JOGO] > PS3_GAME > USRDIR e faça merge dos arquivos. Por exemplo, no caso do Persona 5 que testei, o código do jogo é BLUS31604. Passo 9: no RPCS3 vá em File > Bootgame > selecione o diretório [CÓDIGO_DO_JOGO] para onde colocou o jogo. Isto instalará o jogo do "disco" para o "HD do PS3". Passo 10: Com um click direito no jogo, a partir da lista de jogos, dá para configurar opções, como (algumas configurações recomendadas): Aba CPU: PPU:Recompiler SPU: Recompiler Preferred SPU Threads = Auto Additional Settings: All unchecked for Intel I7-7700k (weaker processors may need options checked) Aba GPU: Renderer: Vulkan Graphics Device: Dedicated GPU Additional Settings: Use GPU Texture Scaling + VSync (Checked) Passo 11: Boa sorte em jogar! ============================================================== Testei aqui o Aquapazza, e não é que ficou jogável. Porém emulador é ainda limitado em mexer em resoluções e input. Qualquer coisa pode dar um erro. Por exemplo, se diminuir a resolução default de 1280x720, fecha direto. Se eu tentar usar o controle do X360 via XInput aparece a tela inicial, ficando preta depois disto. Voltando ao teclado, o jogo roda. Na maior parte do tempo fica próximo de 60FPS, com quedas bruscas, em especial quando vai dar um ataque com animação maior. E notei que a primeira vez se sai pior. Depois do primeiro ataque rodou melhor aparentemente usar este mesmo ataque. Prints da tela:  E Persona 5: 
|
|
|
Post by outrunner on Jul 29, 2018 17:46:50 GMT -3
Já cheguei a testar o emulador do ps3 e até que está com um bom avanço, consegui rodar o tales of xillia em 4K e ficou lindo demais parecendo um remaster mas o jogo fica muito acelerado caminhando pelos cenários e as musicas de vez em quando dão umas cortadas, isso faz 4 meses que testei e espero que a ultima atualização do emulador tenha corrigido esses erros.
Além de Xillia eu também havia testado o Atelier Shallie rodando tb em 4K com bom framerate embora com alguns errinhos gráficos aqui e ali.
O meu PC nem é lá essas coisa, um i3 6100 com 8gb de ram e gtx 1060 6gb.
Depois vou atualizar e dar uma nova testada pra ver como tão rodando os games, sou meio preguiçoso de usar emulador mas o resultado costuma ser lindo dos jogos rodando em resolução maior, sem contar que vai completar 2 anos que estou sem meu ps3.
|
|
|
Post by luxetumbra on Jul 29, 2018 22:47:04 GMT -3
No meu caso é a GPU o fator mais limitante: GTX 550-Ti. Vou testar mais adiante mais alguns jogos para ver. Se está conseguindo mais FPS que o necessário, talvez tenha um limitador de FPS, como existia opção no epsxe, por exemplo. Ligando o V-Sync talvez ajude ou piore. Aqui por razões de performance, deixei desabilitado. O que testei nele até agora foram 3 exclusivos: Aquapazza: roda perfeitamente (não no meu caso, mas consegui fechar uma partida e ganhar troféus até heheh) Persona 4 Arena: não todou Persona 5: in-game fica em torno de 10FPS
|
|
|
Post by luxetumbra on Nov 15, 2018 15:54:56 GMT -3
Interessante o efeito: "estabilização de movimento".
|
|
|
Post by luxetumbra on Feb 3, 2019 14:51:40 GMT -3
=========== Emulando Nintendo 64 com o Mupen 64 Plus ================ Para tal, deve se selecionar o driver OpenGL, pois o core suporta apenas este driver. É o default que vem no Retroarch.  Recomendo o uso do shader crt-lottes-fast, selecionando-o após a escolha do core do Mupen 64 no Quick Menu -> Shaders (F1).  É possível salvar esta configuração de shader para este core apenas em Save Core Preset, assim, cada vez que carregar o core, carrega a configuração de shader já. Algumas imagens de jogos que testei. Pilotwings perfeito, Donkey Kong 64 perfeito, F-Zero perfeito, a exceção é de um pequeno redimensionamento no entrar de cada estágio, que em nada atrapalha, apenas dá uma leve redimensionada na imagem e volta ao normal. Abram as imagens cheias para visualização correta (redimensionado fica errada).   
|
|
|
Post by folles on Feb 3, 2019 20:57:17 GMT -3
É uma desgraça que só consigo rodar D3Ds no Retro por causa da minha maravilhosa Intel Graphics do craptop.
Btw ouvi dizer que tão tentando botar Retro no PS2 e que um novo emu de DS interessado em ser low end + preciso o MelonDS, vai ser ótimo pra se atingir o objetivo porque aí dá pra streamar em res maior.
|
|
|
Post by luxetumbra on Feb 5, 2019 0:43:30 GMT -3
É uma desgraça que só consigo rodar D3Ds no Retro por causa da minha maravilhosa Intel Graphics do craptop. Btw ouvi dizer que tão tentando botar Retro no PS2 e que um novo emu de DS interessado em ser low end + preciso o MelonDS, vai ser ótimo pra se atingir o objetivo porque aí dá pra streamar em res maior. buildbot.libretro.com/stable/1.7.6/playstation/ps2/RetroArch_elf.7z
|
|
|
Post by folles on Feb 5, 2019 18:45:48 GMT -3
D: Já?
|
|
raxgamer
Knight
https://player.me/raxgamer
Exp: 175
|
Post by raxgamer on Feb 5, 2019 22:06:46 GMT -3
bAIXEI ontem a versão 1.7.6 no retroarch.Sério melhor feeling do MUNDO rodar Ys1 de PC engine e Rondo of Blood <3 s2. Consegui fazer linkar com o Retroachievements ai foi só felicidade <3 s2. Ta lindo namoral *3* <3 s2.
|
|
|
Post by luxetumbra on Feb 13, 2019 16:39:31 GMT -3
Testei aqui Tokyo Mirage Sessions no Cemu. E...e...e... está jogável!  Rodando quase que perfeitamente estável, praticamente só senti travadas no carregar de alguma animação em batalha, e um ou outro errinho gráfico insignificante. Me impressionou o jogo estar rodando em praticamente 30FPS cravados o tempo todo. Imaginava que o jogo se rodasse, seria no meu PC algo como o Persona 5 no RPCS3, que ficou bonito mas rodando em torno de 10FPS e abaixo. Segue umas imagens.  Aqui erro mínimo nas cores, sombras no personagem, não consegui capturar de forma que ficasse muito perceptível. 
|
|