Post by Possêidon on Jun 11, 2016 7:48:24 GMT -3
Sabe aquela sensação de quando parece que você está jogando o jogo certo no sistema errado? Pois bem, às vezes é devido à potência do Hardware, que acaba deixando uma experiência porca de um port de um videogame para outro. Às vezes é a falta de botões no controle, que acaba prejudicando a apreciação. Nesse caso aqui, o problema é que é um Remake de um clássico do Game Boy original, para sistemas de telas capacitivas. E é isso que acaba prejudicando o game (mesmo que não aniquilando de forma total suas qualidades e valor).
Remake de Final Fantasy Adventure, ou apenas o primeiro game da série Mana (ou simplesmente no Japão, Seiken Densetsu: Final Fantasy Gaiden). Adventures of Mana... Não é a toa que ainda guarda raízes com a série Final Fantasy, pois você verá a aparição de Chocobo e seu tema musical. Pode ser transformado em um Moogle e nesse momento também tocará seu tema. Black Mages, Summons como Ifrit, menções a classes do primeiro Final Fantasy, Dwarves, enfim, muitas coisas em comum com o maior sucesso comercial da Square, onde Mana só começou a ter identidade maior em Secret of Mana do SNES.
No começo achei que Adventures of Mana era inferior ao jogo original de Game Boy e a Sword of Mana de GBA, outro remake do game original com cara de reimagining. Mas acabei mudando de opinião e agora o coloco a frente de Sword of Mana, mas ainda abaixo de Final Fantasy Adventure. O fato de Adventures of Mana seguir a risca o conceito do original, e não ser um reimagining o torna bem melhor. Sword of Mana era bem monótono e medíocre, Adventures of Mana seria um Remake perfeito se não fosse um defeito...
O maior e único problema grave de Adventures of Mana é como você controla o game. São vários os problemas. No começo é ainda pior, porque você depende da barra de ação vermelha para desferir comandos, e logo no começo ela se enche vagarosamente, o que acaba não sendo um problema apenas quando você vai passando de Levels e isso não é mais um defeito, já que ela se enche com maior velocidade. Então ativar comandos como ataque não parecem tão truncados.
Mas há algumas coisas que te acompanharão do começo até o fim da aventura. Comandos que não respondem, o que pode te levar a verdadeiros desastres como tomar dano, morrer e por ai vai. E infelizmente os inimigos são nivelados por baixo pro jogador conseguir chegar até o fim da jornada, pois a jogabilidade na tela não ajudaria em derrotá-los se fossem muito difíceis. Imagino que com a utilização de um controle para Smartphone como um ipega melhoraria, mas ai a dificuldade seria ainda menor. Outro problema é que eu não entendo porque eles não colocaram os mesmos controles virtuais de Secret of Mana, também para esses dispositivos, em Adventures of Mana. É consideravelmente melhor.
Os gráficos são suaves, lembram uma versão cristalina de Final Fantasy III e IV, os Remakes para DS. Não é coisa de outro mundo, mas são límpidos e o jogo flui muito bem. As únicas vezes que o jogo travou (e travou várias vezes) foi em um chefe que colocava vários elementos gráficos ao mesmo tempo na tela, e nos embates finais na última dungeon com os dragões (fiquei até com medo de não conseguir zerar). As últimas lutas são muito boas, aliás.
Sobre as músicas, são top-notch. Não há uma ruim, mesmo que algumas sejam bem inferiores a outras. Minha preferida é essa, quem quiser, tem Playlist no Youtube. Kenji Ito é O cara das OSTs da série, junto com Hiroki Kikuta (mas pelo que eu vi esse último não fez os arranjos para Adventures of Mana. Kenji Ito participou junto com alguns outros).
Adventures of Mana é um jogo muito bom, mas que poderia ter sido muito melhor. É um jogo certo em sistemas errados. Meu medo é remakearem Secret of Mana e Seiken Densetsu 3 e caparem o gameplay por causa da jogabilidade com a tela desses dispositivos. Já prevejo desastre.
Foi Zerado em 12 horas.