Então, não resisti e farei um post falando da simbologia do Jesus-Noctis e vilão Asclépio-Satã, essa relação foi minha parte favorita do jogo.
Achei interessante que foi o jogo mais cristão que já joguei, no sentido que eles puxaram mais para a visão Ocidental do que o tradicional oriental Budismo de rejeição de todos os deuses e demônios ou do Xintoísmo de valorização dos deuses da terra (elementais/summons).
Isso porque cancelaram as DLCs, alí na novel está o final mais tradicional dos jogos, mas fiquemos com o jogo.
E o jogo é bem explícito com as referências com a terminologia como Rei dos Reis e artworks e vocês devem ter sacado, só pra exercício mental mesmo ou um click final pra quem não teve.
Comentarei sobre o Saint Seiya: Next Dimension e outro jogo também quando falar do estereotipo de Asclepio nos jogos/animes, então tem spoilers deles.

Nessa Artwork você vê bem a alusão ao Ardyn como Jesus, na pose de mostrar as chagas nas mãos, mas dividido com um lado diabólico. Mas Noctis é o Jesus da história, o Reis dos Reis adorado, que morreu na
cruz crystal pra nos salvar.

Mas existem dois com a mesma função na Bíblia. Não sei se vocês sabem dos rituais de purificação dos hebreus no período nômade do deserto, eu cresci aprendendo isso, não sei se é o caso em outras casas. Lá vai:
Uma vez por ano os moradores faziam sacrifícios pelos seus pecados. Cada família sacrificava um Cordeiro, significando a morte de um inocente pelos seus pecados (Que os cristãos associam com Jesus). Mas também havia o sacrifício de um Bode, que era levado e abandonado no deserto. Ele era o Bode Expiatório, termo que a gente usa no nosso dia-a-dia, enquanto o cordeiro representava o sacrifício pelo pecado individual, o bode carregava o pecado de todos os moradores, de toda sociedade.
Sempre ouvi que o Bode Expiatório também era Jesus, o que não faz muito sentido dois símbolos para a mesma coisa, ao mesmo tempo, também ouvia que era Satanás, confuso e não é a única simbologia ambígua. Só recentemente descobri que o termo original de Bode Expiatório é Azazel e no livro de Enoque é dito que Azazel foi o anjo que carregou o pecado de todos os outros Anjos caídos e enviado ao deserto, enquanto os outros foram pra prisão. Mas não é necessariamente Lúcifer, nem é ele que dá ideia pra ter relações sexuais com as humanas, mas sim quem carrega o pecado de todos, só isso se sabe, pode ser um voluntário ou não, lúcifer ou não, mas definitivamente Satanás.
Então são dois no ritual de purificação: O cordeiro e o bode. Noctis e Ardyn respectivamente.
Ardyn curava as pessoas, mas com isso ele acumulava a impureza em sí, porém com a dádiva da imortalidade ele não sucumbia a impureza. O objetivo do deus do jogo era ele carregar o máximo de impureza do mundo para depois ser morto e assim resolver o problema. O verdadeiro bode expiatório. Só que a vida do Bode no deserto é mais dura que a do cordeiro, tanto é o peso da quantidade dos pecados que ele carrega. Essa é a figura do Bode que apesar de fazer a vontade de deus é abandonado pelo povo no deserto e esquecido, se revoltando, apesar de que feliz/revoltado ou não, a missão é viver sofrendo no deserto e morrer no juízo final, tanto faz.
A imortalidade nos jogos japoneses funciona quando a alma do individuo não se dispersa no mar de almas, então consegue reencarnar/ressuscitar por inteiro. Para isso ele precisaria ser derrotado no mundo das almas, então Noctis tinha que chegar por inteiro lá, morrendo, mas alcançando o 8º sentido, o Arayashiki, para poder lutar. Cloud faz a mesma coisa com Sephiroth (Mas não adianta muita coisa). Jesus também foi encontrar os espíritos em prisão (Anjos caídos) quando morreu. A morte tem que ter alguma função.
Então cordeiro e bode, dois sacrifícios, mas dois necessários no processo. Um sucumbindo ao rancor de sofrer pela culpa dos outros e outro mesmo sabendo seu destino de morte, aceita e cumpre.
Claro que no jogo tem mais detalhes.

E Lunafeia? Luna representa o Espírito Santo, que é quem carrega a voz de Deus para falar com os homens. Em linhas religiosas tem essa representação feminina e é representado por "Sofia", de alguma forma é uma figura ferida e que o homem ao ganhar sabedoria e se iluminar ajuda a restaurar para ela então poder voltar ao reino celeste. Confesso que é a parte que menos entendo, mas Aerith é outro exemplo, as oráculos morrem, mas se mantém como espírito para guiar os protagonistas.
Pobre shota-Noctis, caiu na sedução da Lunafreya onee-chan. Iris am cry.Bem, mas eu falei de Asclépio, é que já vi algumas representações Asclepio como satã nas histórias japonesas, então fica a dica quando verem isso da próxima vez. No caso quando vi um texto do Cosmogony no meio do jogo falando sobre o curandeiro de 2000 anos atrás, adorado pelo povo, mas rejeitado por Deus e esquecido da história eu pensei:
É idêntico ao Asclepio de Saint Seiya. A partir daí todas as frases do vilão, motivação, ficaram mais fáceis de entender.
Na mitologia Grega Asclépio é o filho de Apolo e Corônis (hue), tão mestre na arte da cura que estava ressuscitando pessoas e dando treta no mundo dos mortos. Zeus então mandou um raio e resolveu. Seu símbolo é do cajado com uma serpente, símbolo usado até hoje na medicina (Que faz juramento pra ele e Apolo e as pessoas ainda cobram a validade

)

Tentei pegar uma página do Saint Seiya que resumisse seu background.

Basicamente:
- Cura as pessoas.
- Fica popular.
- Fica arrogante pela popularidade.
- É punido pelos deuses.
- É apagado da história.
Todos os checkpoints de palavras que tirei do CDZ se aplicaram ao Ardyn, desde antes dele se revelar como vilão, só pela passagem do livro no meio do jogo eu já sabia qual seria a motivação e o tipo de fala vilanesca dele.
Bem, apesar do background parecido com satan, eu conectei mais quando vi uma inocente comparação do visual do Next Dimension com o Lúcifer do OVA clássico, dizendo que o Kurumada reciclou. Tenho outro exemplo tirado do Super Robot Wars Z3.
Advent é um anjo, literal, mas o grupo de anjos são divididos em partidos com diferentes ideologias para como lidar com a humanidade. Ele é do partido minoritário pró-evolução humana (SIC).
Então um anjo que luta contra outros anjos logo, expulso, caído, popular com os humanos, mas com aliança dúbia. A série Z também usa a temática do zodíaco, o que inclui Ophiucus. O nome do seu mecha? Asclepius.

Então da próxima vez que virem Asclépio, serpente e cura, podem esperar "expulso" e esquecido da história junto. E aliança dúbia. O do CDZ é vilão mesmo? Maldito hiato do Kurumada. Não morra pls.
Voltando pra Bíblia, a associação mais comum com cura é a serpente levantada no deserto numa madeira/cruz, quem olhasse se curava das picadas das serpentes reais. Dizem que representa Jesus, mas serpente não é o diabo? É aquela parte ambígua que disse do Bode Expiatório lá em cima, tudo que carrega pecado dizem que é Jesus, mas esquecem que na verdade são dois sacrifícios pelos pecados...
Sacrificado pelos outros, mas ainda assim "esquecido", ou melhor, "rejeitado" por aqueles por quem se sacrificou, o que sobre se não o rancor? A explicação porque tanto Noctis quanto Ardyn tem o visual de Jesus, é como se fosse o good ending e o bad ending para a mesma função, dependendo da escolha de reação.

Eu achei o FFXV bem agradável, a ganância do DLC feriu o jogo brutalmente, mas ainda assim é muito bom.