|
Post by Akiha on Sept 22, 2014 13:20:00 GMT -3
Não vou traduzir linha por linha, mas vou postar um sumario da entrevista feita pela Famitsu, a entrevista pode ser encontrada aqui: www.famitsu.com/news/201409/22062014.html
Entrevista da Famitsu com o Tabata pontos princiais: Sem garotas no grupo:Tabata afirma na entrevista com todas as letras que não terão personagens femininas no grupo essa era uma ideia do Nomura, deixar o jogo com uma impressão de "5 amigos pegavam a estrada", algumas vezes ele compara com uma viagem com os amigos, logo apesar de ter 2 mulheres no jogo elas não são jogáveis. "quis ter certeza de que, personagens como Noctis, que são tão importantes para o Nomura fossem mantidos da melhor maneira, ele sempre é consultado, e o jogo permanece coma estrutura que ele queria." Open World?
Quando perguntado sobre isso o diretor afirma que considera o jogo como Open world, e que todos os campos são conectados, mas fala que é não esqueceu de que fãs de FF prefeririam que o jogo fosse guiado por sua história e fala que é possível deixar o carro no automático ou dirigir, ele também cita que os fields são enormes e completamente exploráveis e que é tudo fica a cargo de como o jogador vai encarar, porém ele cita que eles falam que é um Open World Final Fantasy, aonde o objetivo não é andar por ai sem objetivo ou pegar quests. Sistema de batalhasFFXV conta novamente com personagens controlados pela IA, é possível mudar as ordens deles, ele não cita se é possível mudar de personagens e que fique claro, Tabata cita que é possível mudar a estratégia dos seus parceiros, tem gente que afirma que são Gambits de FFXII, isso não foi dito na entrevista da Famitsu. continuando ele prosegue falando que as ações em cooperação com os outros membros do grupo acontecem automaticamente, o sistema de batalha tem dois modos "Ofensivo e Defensivo", eles podem ser selecionados pressionando um botão, no modo defensivo Noctis ira tentar desviar ou bloquear os ataques dos inimigos automaticamente, para atacar basta segurar o botão de ataque, então Noctis ira começar a atacar(imagine algo semelhante a The Last Story). e isso é o que temos de informação sólida ate agora. particularmente nada contra, se fosse Tales teria roupas do anime Free! 
|
|
|
Post by Everaldo on Sept 22, 2014 16:03:55 GMT -3
Um, blz então. Vamos ver como será a recepção disto e espero que não façam algo no estilo shonen ai com a história... ou pior o_O
|
|
|
Post by Gigahero on Sept 22, 2014 16:57:40 GMT -3
|
|
|
Post by maloy on Sept 22, 2014 17:02:36 GMT -3
Eu acho que Final Fantasy foi uma série que sempre ousou mudar e teve coragem para tal. Quando todos pensavam que depois do sucesso de FF1 teríamos uma continuação, eles lançaram FF2 com um universo totalmente diferente. Quando o ATB apareceu, ele apareceu como uma novidade, totalmente diferente do que tínhamos. Quando tivemos a mudança drástica de FF6, 7 e 8 no universo, começou a ficar controverso, mas ainda assim, foi a Square querendo mudar. Depois veio o IX voltando as origens com algo inocente, X com um clima mais tropical, XI ONLINE, XII um universo mais pilítico, XIII uma coisa meio não sei descrever e tudo mais. Sem contar os sistemas de batalha como citaram... que SEMPRE mudam uma coisa aqui e outra ali ou então em casos extremos como são XII, XIII. Ou seja, FF sempre teve essa tradição de mudar, e por isso e muito mais eu dou o crédito para a Square e torço e estou curtindo muito esse universo novo. Galera que fica de mimimi falando: Pow, os caras são muito bonitões, parecem os BSB, etc. Quando foi que na série teve alguém feio? Squal? Cloud de mulher? Cecil? Sério mesmo que vocês tão reclamando? Eu dou graças aos céus não ver zippers e cintos! O lance é que o Nomura ta fazendo dinheiro pra Square e ele imprimiu a marca dele no jogo, além de tentar perceber as tendências do mercado. Será que um sistema de batalha mais cadenciado por turnos não tiraria o interesse das pessoas? Será que as pessoas que jogavam RPGs quando pequenas ainda tem o mesmo tempo para jogar? Acho que esse FFXV é um olhar da Square para fora da bolha e tentar aprender com outros jogos que estão fazendo sucesso. Parece que estou meio cego de hype, né? Mas nem é isso... tenho muito medo que algumas coisas deem errado no jogo... mas todo lançamento de FF é isso. Quando FF8 saiu era novela, FF9 era antiquado, FF10 era vergonha alheia, FF12 mudou demais e é Star Wars, X13 é linear, um filme... e 3 anos depois tá todo mundo. FF8 era foda, 10 era lindo... pfvr, né? Minha reclamação quanto ao gameplay é exatamente a falta dessa inovação e principalmente a falta do ATB, concordo com o que você disse, eles sempre inovaram criando sistemas novos como o sistema de Matérias, Junction, Jobs, Sphere Grid, Crystalium e etc, mas sempre mantiveram o ATB/turno, até nos mais novos como o XII, XIII (XIII-2 e XIII-3) e mesmo utilizando o mesmo ''combate'' os jogos sempre foram bem diferentes. Não acho que FF precise mudar o que sempre foi, já que quando eu vou jogar um Final Fantasy eu não espero jogar um Hack'n Slash, um Action RPG, que é o que esta na moda pelo visto, não quero jogar um KH ou Dark Souls e sim o bom e velho FF, e se o sistema por turnos ''tirar o interesse'' das pessoas, na minha opinião elas não querem jogar FF.
Essa de ''tempo para jogar'' eu discordo, e como, citando Dark Souls que é um Action RPG sem usar Faqs, detonado, youtube e etc, em média são pelo menos 50 horas para terminar a campanha principal, sem extras, uma média bem maior que a a maioria dos FF's antigos e/ou igual a dos FF's do VII ao XIII.
Sobre universo/historia, não tenho o que comentar já que não procuro saber muito dessas partes antes de começar a jogar.
A única reclamação que eu tenho é o Noctis não ser nada parecido com o do trailer de 2006, quanto ao restante dos BSB eu não tenho nada contra, e em vários jogos da serie tiveram personagens não tão privilegiados pela beleza, como Barret, a maioria/todos os Cids, Wakka entre outros, só acho uma pena o jogo não ter um cast diferenciado de personagens jogáveis como nos outros 12 jogos, já que pelo menos no estilo/aparência para mim todos os personagens que foram mostrados até agora de FFXV são praticamente iguais.
|
|
|
Post by Akiha on Sept 22, 2014 17:25:33 GMT -3
Eu acho que Final Fantasy foi uma série que sempre ousou mudar e teve coragem para tal. Quando todos pensavam que depois do sucesso de FF1 teríamos uma continuação, eles lançaram FF2 com um universo totalmente diferente. Quando o ATB apareceu, ele apareceu como uma novidade, totalmente diferente do que tínhamos. Quando tivemos a mudança drástica de FF6, 7 e 8 no universo, começou a ficar controverso, mas ainda assim, foi a Square querendo mudar. Depois veio o IX voltando as origens com algo inocente, X com um clima mais tropical, XI ONLINE, XII um universo mais pilítico, XIII uma coisa meio não sei descrever e tudo mais. Sem contar os sistemas de batalha como citaram... que SEMPRE mudam uma coisa aqui e outra ali ou então em casos extremos como são XII, XIII. Ou seja, FF sempre teve essa tradição de mudar, e por isso e muito mais eu dou o crédito para a Square e torço e estou curtindo muito esse universo novo. Galera que fica de mimimi falando: Pow, os caras são muito bonitões, parecem os BSB, etc. Quando foi que na série teve alguém feio? Squal? Cloud de mulher? Cecil? Sério mesmo que vocês tão reclamando? Eu dou graças aos céus não ver zippers e cintos! O lance é que o Nomura ta fazendo dinheiro pra Square e ele imprimiu a marca dele no jogo, além de tentar perceber as tendências do mercado. Será que um sistema de batalha mais cadenciado por turnos não tiraria o interesse das pessoas? Será que as pessoas que jogavam RPGs quando pequenas ainda tem o mesmo tempo para jogar? Acho que esse FFXV é um olhar da Square para fora da bolha e tentar aprender com outros jogos que estão fazendo sucesso. Parece que estou meio cego de hype, né? Mas nem é isso... tenho muito medo que algumas coisas deem errado no jogo... mas todo lançamento de FF é isso. Quando FF8 saiu era novela, FF9 era antiquado, FF10 era vergonha alheia, FF12 mudou demais e é Star Wars, X13 é linear, um filme... e 3 anos depois tá todo mundo. FF8 era foda, 10 era lindo... pfvr, né? Minha reclamação quanto ao gameplay é exatamente a falta dessa inovação e principalmente a falta do ATB, concordo com o que você disse, eles sempre inovaram criando sistemas novos como o sistema de Matérias, Junction, Jobs, Sphere Grid, Crystalium e etc, mas sempre mantiveram o ATB/turno, até nos mais novos como o XII, XIII (XIII-2 e XIII-3) e mesmo utilizando o mesmo ''combate'' os jogos sempre foram bem diferentes. Não acho que FF precise mudar o que sempre foi, já que quando eu vou jogar um Final Fantasy eu não espero jogar um Hack'n Slash, um Action RPG, que é o que esta na moda pelo visto, não quero jogar um KH ou Dark Souls e sim o bom e velho FF, e se o sistema por turnos ''tirar o interesse'' das pessoas, na minha opinião elas não querem jogar FF.
Essa de ''tempo para jogar'' eu discordo, e como, citando Dark Souls que é um Action RPG sem usar Faqs, detonado, youtube e etc, em média são pelo menos 50 horas para terminar a campanha principal, sem extras, uma média bem maior que a a maioria dos FF's antigos e/ou igual a dos FF's do VII ao XIII.
Sobre universo/historia, não tenho o que comentar já que não procuro saber muito dessas partes antes de começar a jogar.
A única reclamação que eu tenho é o Noctis não ser nada parecido com o do trailer de 2006, quanto ao restante dos BSB eu não tenho nada contra, e em vários jogos da serie tiveram personagens não tão privilegiados pela beleza, como Barret, a maioria/todos os Cids, Wakka entre outros, só acho uma pena o jogo não ter um cast diferenciado de personagens jogáveis como nos outros 12 jogos, já que pelo menos no estilo/aparência para mim todos os personagens que foram mostrados até agora de FFXV são praticamente iguais.
Esta foi minha impressão ao ver o design desse jogo agora a pouco, todos os personagens vestem uma calça preta e um colete também preto, deviam variar mais os designs mesmo, ao menos as cores deles, ate o carro acho que é preto
|
|
|
Post by Cece_Black on Sept 22, 2014 21:01:33 GMT -3
O lance do gameplay ainda não pra saber como é... aparentemente vai ser um upgrade do FF13-3. Mas estou especulando. Então é possível temos uma barra de atividades como a ATB. Sobre o tempo para jogar, acho que deixei a frase solta. Estava me referindo ao lance da Square está atenta as tendências e largar o grind de vez em detrimento da evolução da história e deixar o tempo de jogo mais útil. Acho que Dark Souls é um caso a parte pois as coisas neles são mais subjetivas e você nem sempre sabe o que tem que fazer, o que deixa você ou perdido ou insistindo em uma área que você não pode ir ainda, mas raramente você precisa obrigatoriamente de grind, visto que tem neguinho ae zerando em menos de 2 horas. Essa questão de beleza é relativa. Acho que Barret é um negão boladão assim como o Sazh e Wakka e Cid do VII que é da party é bolado. A partir disso os Cids são personagens que ajudam. Mas como eu disse, relativo. xD Enfim... não sei muito sobre o jogo ainda, mas o que é chato é essa vontade que as pessoas tem de falar mal de FF por bobagem. Termina que a pessoa somatiza ou generaliza as coisas e fica feito eu, parecendo um fanboy! xD
|
|
|
Post by Gigahero on Sept 22, 2014 21:45:55 GMT -3
O versus sempre foi anunciado como action desde o princípio dos tempos, então aí não tem surpresa nenhuma pra falar algo nessa altura com campeonato, tirando o fato de divertir menos. Eu não consigo ver como tendência a diminuição de grind, muito pelo contrário, a tendência do mercado cada vez mais é inchar o jogo de funções repetitivas fáceis de programar pra extender artificialmente o tempo de jogo. Mas tem duas "etapas" de um jogo: -"Main Game": Mais enxuto, cenas mais genéricas de fácil digestão, mais curto, linear e sem grind -"Post Game": Cada vez mais cheio, mais informações escondidas (poucas, as melhores de todo jogo e mais polêmicas), quests formuláicas, fáceis de programar e expandir, dando espaço para os DLCs Tanto que uma estratégia da Sony é lançar um jogo e diluir durante o período de 1 ano atualizações prolongando o tempo de vida (tempo de vendas) do jogo, por exemplo, Drive Club já tem todo calendário de conteúdo extra divulgado, mesma estratégia de CoD, Destiny, jogos da Koei...DLCs lançados por um longo período do tempo... Não dá pra lançar 6 meses depois se ninguém mais estiver jogando. Tanto que (²) o Tabata disse na entrevista que 1 dia no jogo = 30 minutos reais e que a luta contra um Adamantoise pode durar cerca de 30 dias in-game, isso não é diminuir o grind na minha opinião Ao menos eu sou coerente, do FFXIII não gosto nenhum pouco do sistema de batalha, então ao jogar o início de FFXIII-2 e ver que o que não gosto continuou deixei de lado pelo menos até jogar todos os outros jogos melhores do aparelho. Não fui masoquista de jogar só pra falar mal 
|
|
|
Post by Akiha on Sept 22, 2014 22:07:06 GMT -3
Eu não tive esse trauma todo com FFXIII não tem coisa bem pior por ai.
|
|
|
Post by Krodierk on Sept 22, 2014 22:48:48 GMT -3
Acho que por ter jogado XIII, Neptunia e Ar Tonelico Quoga, eu sou o rapaz mais traumatizado aqui do forum.
Eu sabia que o jogo ia ser action mas não um KH-like, só de ver essa bando uniformizado de Boy Band que vai ficar pagando de cool (o fato de meter uma roatrip num carro já diz tudo), fico imaginando qual vai ser o nível da escrita disso aí.
Pelo menos façam um sistema de gambit decente para o resto dos mamelucos do grupo e uma evolução que não seja aquela porquice do crystarium.
|
|
|
Post by maloy on Sept 23, 2014 18:25:50 GMT -3
Desde que anunciaram o jogo falaram que ia ser action RPG mesmo, mas também que iria ser um spin-off dos jogos ''principais'', mas fazer o que, e agora que li a parte que o autor menciona o gameplay no post da Akiha sobre a entrevista com a Famitsu, não sei bem o que esperar. Bom, acabei de ver um tópico na OS e peguei a infomação que o user Lord_Reavan postou à respeito de uma entrevista com a Eurogamer do Hajime Tabata:
|
|
|
Post by Akiha on Sept 23, 2014 19:56:18 GMT -3
Desde que anunciaram o jogo falaram que ia ser action RPG mesmo, mas também que iria ser um spin-off dos jogos ''principais'', mas fazer o que, e agora que li a parte que o autor menciona o gameplay no post da Akiha sobre a entrevista com a Famitsu, não sei bem o que esperar. Bom, acabei de ver um tópico na OS e peguei a infomação que o user Lord_Reavan postou à respeito de uma entrevista com a Eurogamer do Hajime Tabata: Olha Maloy eu acho que o Tabata agora devia dar uma de Nomura e parar com as declarações, não da para chegar a uma conclusão sobre nenhum jogo da serie sem jogar, eu vi no trailer do XV um jogo com um enorme potencial, só a cena que o Noctis esta com pouco Hp e cai depois que tenta desviar e os parceiros dele ajudam a levantar e evitar a morte dele, me foi exponencialmente fenomenal. Final Fantasy precisa de novos ares, a serie não pode viver de remakes para sempre, achei legal ele ter trazido de volta um sistema de programação da AI queria que fosse como os gambits, mas ainda não foi confirmado, porém alguns sites americanos dizem que foi, também gostei bastante dos cenários, alguns estão muito bons. acho melhor esperar a demo pra tirar alguma conclusão
|
|
|
Post by Ultima Weapon on Sept 24, 2014 8:33:48 GMT -3
Lightning Returns usa com alta frequência 4 botões de ação + 2 gatilhos pra alternar os garbs, FFXV será 6 vezes pior então. =p
Tem que esperar pra esmiuçar a implementação disso, numa análise superficial Kingdom Hearts também "usa só 1 botão".
Que pena não haver mulheres no grupo. Nem dá pra chamar de conservador já que é a primeira vez que fazem isso. Podia ter pelo menos uma, uma bem fofa que fosse a namorada de um dos Backstreet Boys e cachaceira.
|
|
|
Post by Krodierk on Sept 25, 2014 19:01:05 GMT -3
Podia pelo menos rolar umas drogas e sexo, pois roadtrip sem drogas e sexo não existe. Se os caras pelo menos não pararem no do caminho em um botecol, a Square vai precisar demitir urgentemente todos seus escritores.
Pelo que li em um lugar, vai ser segurar um botão pra ataque automático e segurar outro botão para auto-dodge, mas acredito que quem quer que tenha escrito isso estava fumado, pois se for verdade eu não vou querer nem chegar perto do jogo.
|
|
|
Post by serge on Sept 25, 2014 21:52:24 GMT -3
Só senti falta de uma female playable char, pelo menos umazinha hehe, mas enfim as movimentações e expressões dos personagems estão muito boas, até coçar o nariz , e a ambientação esta com uma escala titânica, o lugar parece imenso, e essa mecânica do carro me lembrou FFVIII hehe. O sistema de batalha parece ser bem intuitivo com umas combinaçoes interessantes. PS4 vou te comprei.
|
|
|
Post by serge on Sept 25, 2014 22:06:04 GMT -3
Eu concordo com o ponto de vista da Akiha , embora eu ame o estilo de turnos antigo temos que entender que com o potencial dos consoles de hoje, a perspectiva dos sistemas de batalhas é cada vez mais ficar action based, muitos nãos gostam disso, mas eu estou aceitando cada vez mais depois dos ultimos FFs , é preciso inovar conservando o calibre da série que sempre teve jogos boms, Final Fantasy é um rpg de peso e suas produções sempre foram multimilionárias, é um esforço muito grande da equipe, apesar das mudanças que esse ultimo sofreu durante os anos e a mudança de plataforma, acredito que tenha sido pro melhor, está na hora mesmo de arriscar novas mecânicas o modo turn based que define o estilo JRPG padrão era usado devido as limitações dos primeiros consoles domésticos, hoje com um hardware tão poderoso as batalhas estao mais parecidas como no próprio filme Advent Children. Sempre havéra rpgs com sistema clássico , essa mecânica nunca ira morrer.
|
|
|
Post by maloy on Sept 30, 2014 20:53:46 GMT -3
Eu concordo com o ponto de vista da Akiha , embora eu ame o estilo de turnos antigo temos que entender que com o potencial dos consoles de hoje, a perspectiva dos sistemas de batalhas é cada vez mais ficar action based, muitos nãos gostam disso, mas eu estou aceitando cada vez mais depois dos ultimos FFs , é preciso inovar conservando o calibre da série que sempre teve jogos boms, Final Fantasy é um rpg de peso e suas produções sempre foram multimilionárias, é um esforço muito grande da equipe, apesar das mudanças que esse ultimo sofreu durante os anos e a mudança de plataforma, acredito que tenha sido pro melhor, está na hora mesmo de arriscar novas mecânicas o modo turn based que define o estilo JRPG padrão era usado devido as limitações dos primeiros consoles domésticos, hoje com um hardware tão poderoso as batalhas estao mais parecidas como no próprio filme Advent Children. Sempre havéra rpgs com sistema clássico , essa mecânica nunca ira morrer. Eu também concordo com a maior parte, principalmente com o fato da parte técnica do jogo estar incrível, movimentação dos personagens na luta, gráficos, ambientação e etc, estão ótimos uma pena os personagens serem ''gêmeos''.  O gameplay é a parte que eu discordo, ele esta sim interessante, mesmo assim eu não acho que mudar o gameplay para action seria inovar e não acho que essa mudança seria por conta do hardware, já que na época do PSX e PS2 conseguiam fazer muita coisa, e muitos dos melhores jogos (pelo menos que eu joguei nessa época) usavam o sistema de turnos, mas é a minha opinião. Mas como a Akiha disse, o Tabata esta falando tanta coisa que não tem como saber realmente como vai ser o jogo.
Bom, chega de hate por enquanto e vamos a uma pequena comparação do HUD atual e a antiga que foi mostrada em 2008~2010 (não lembro exatamente o ano) e também um pouquinho de especulação/discussão/etc sobre o gameplay (como ficou um pouco grande por conta das imagens vou por em spoiler). A primeira screen é da versão antiga, onde possuía os comandos Attack (seria o primeiro), Magic, Item, Summon e Ex-Arts:  Espero que o jogo tenha Summons, o Leviathan que mostraram na E3 - 2013 era gigantesco e não imagino ele por exemplo sendo invocado com o jogo sendo action, talvez um Ifrit/Shiva/etc que são menores (se bem que a maioria dos summons de FF não chegam nem perto do tamanho do Leviathan). Essa ''Ex-Arts'' provavelmente seria o Limit Break, tem até a barrinha ali em baixo do HP do dos personagens, eu até gostaria que aparecesse no XV. Pelo trailer antigo, os outros personagens eram jogáveis, assim como o Noctis, depois do jogo ter virado XV não vi um gameplay deles, mas ainda acho que eles serão controláveis, seria uma pena para aqueles que queriam jogar com o restante da banda do grupo.  Nessa screenshot mais recente, o HUD esta mais bonito e bem mais limpo (literalmente), pelo que deu para entender, a direita temos os personagens e seus respectivos HP's e na parte esquerda seguindo a mesma ordem são as ações que estão sendo executadas pelos personagens e após as setas >> o inimigo que é o alvo destas ações. Seguindo a ordem: Fire >> Behemoth (uma simples Fire tirou cerca de 50 mil de HP do Behemoth, com certeza ele foi nerfado para essa demonstração) Ataque comum >> Behemoth Personagem estava trocando de ação (falha minha ao tirar a screen) Ataque comum >> Goblin  Esquiva (pelo visto é automática e enquanto ela esta sendo executada nada atinge o personagem, espero que não seja assim e que tenha um tempo certo para utilizá-la para poder evitar o ataque, se não vai deixar o jogo fácil) Esquiva Esquiva Ataque comum >> Behemoth  Personagem não esta executando nenhuma ação (não esta atacando ou esquivando, esta parado ou se movimentando) Ataque comum >> Behemoth Esquiva Personagem estava trocando de ação Como não tem nada para escolher, e as ações simplesmente aparecem na telinha da esquerda ao serem executadas, acredito que seja um sistema parecido com Lightning Returns como o user Ultima Weapon vem falando, sendo assim, os golpes seriam pré-selecionados com cada botão realizando um golpe com a diferença de não mostrarem o botão na HUD, apenas a ação que esta sendo executada e por não ter a barra ATB. Para mim essa de ter os golpes pré-selecionados foi o maior defeito de LR, limita muito as opções, se FFXV for no mesmo estilo espero que arrumem um jeito de poder utilizar mais golpes diferentes nas lutas, e a única maneira que consigo pensar no momento seria pela combinação de botões.
|
|
|
Post by Gigahero on Oct 2, 2014 11:04:58 GMT -3
Tabata também é bom e tal, minha única decepção com essa mudança é que eu esperava isso, um Final Fantasy May Cry: a.pomf.se/injowk.gifAgora vai ser difícil o Nomura ter outra chance de desenvolver um projeto grande não-Kingdom Hearts...
|
|
|
Post by maloy on Oct 2, 2014 21:49:16 GMT -3
Video com um pouco mais do gameplay do jogo e com a parte da gif que o Gigahero postou.
|
|
|
Post by Krodierk on Oct 3, 2014 19:07:20 GMT -3
Vou procurar depois um gif que encontrei explicando como funciona exatamente esse "sistema" de batalha.
É basicamente um hold button para ataques automáticos "cinematicos", e um hold button para dodge.
|
|
|
Post by maloy on Oct 3, 2014 20:52:45 GMT -3
Vou procurar depois um gif que encontrei explicando como funciona exatamente esse "sistema" de batalha. É basicamente um hold button para ataques automáticos "cinematicos", e um hold button para dodge. Basicamente isso, o Tabata disse que a defesa/esquiva não é ilimitada e que teria uma barra de MP para que não ficar esquivando e defendendo infinitamente, além de que existem ataques que não podem ser bloqueados normalmente. Quanto ao ataque, é basicamente isso, segurar o botão com algumas variações dependendo da direção que você colocar no pad.
Segue uma entrevista (sim, outra) do Tabata respondendo algumas perguntas sobre o jogo (o texto é um pouco grande então colocarei em spoiler): Final Fantasy XV director Hajime Tabata addressed a number of fan concerns during its Final Fantasy Type-0 HD Extended Talk Show this morning. Q: So after all, the E3 2013 trailer was a lie? You can’t actually play like that? A:You can fight like that. I think in the recent play demonstration we showed several techniques and functions, but at E3 last year the game was running on a prototype environment (Ebony). At TGS 2014 we showed the game running in the actual environment (Luminous). Right now we are in the process of migrating functions from the prototype into it. It will take time to migrate it all. I wanted to show footage in the actual environment as soon as possible, so I ended up showing something that is in the midst of migrating. The video shows actual footage, not an idealized version. It will become more and more advanced from here on out. Q: Can you go into detail about the “holding down the button” issue? Is it really okay to just hold the button down? A:It’s not that simple! (Laughs.) Yes, when you continue to hold down the guard button, you can basically auto-guard and evade, but it consumes MP. You can’t infinitely evade. You have to think about timing, when it’s a good idea to attack or evade. Also, you aren’t invincible. There are attacks you can’t avoid. In those cases, there are also essential technical evasion methods. Q: What about attacks? A:When you push the attack button, you invoke the standard combo. You can change the actions by using it in coordination with the directional buttons. The actions change depending on your circumstances—things like whether you’re guarding and whether the timing is right, (imagine in this circumstance: when you’re guarding, you might get a chance to counterattack or something), or if your companions are nearby. Q: Can you change the operational character? A:Not in its current specifications. Everyone on the development team thoroughly looked into an Active Cross Battle system that made free use of attack, guard, and co-op functions, but as a result they arrived at the conclusion that changing characters would be too difficult. In order to create a new and interesting battle system, we ended up not being able to put in the character switching. Q: Is jumping in? A: It is. Considering PlayStation 4 has plenty of buttons, there is an independent jump button. Q: What about free running? A: It’s there. Except for the character switching, everything that was in the E3 2013 trailer is still there. All the cool actions like the weapons barrier that surrounds Noctis called “Phantom Sword,” and the short warps and jumping from the Behemoth battle are in the actual game. We’ll release more information later on, so please look forward to it. Q: What about weapon selection? A: You set them yourself before battle. You set each weapon considering what actions you can use with which weapons. You can only determine one weapon from the ones equipped to be your main one, but that weapon will come with techniques which can be invoked at your discretion in battle. Besides the basic assault button (attack), you can invoke techniques with the technique button. Q: I can’t tell if it’s more like Kingdom Hearts or Final Fantasy Type-0. Which is it? A: We explained that when you push the attack button, you invoke the standard combo, which is similar to Type-0. Considering the battle system as a whole, however, it is different from both Type-0 and Kingdom Hearts. Q: Is it being simplified for casual users? Is is still an action RPG? A: In order to widen its appeal, we’re developing the game aware that anyone can immediately be able to play it, however the game as a whole is not casual. Because it’s a core game, we have casual controls. If you obtain good weapons and level up, you won’t have to worry about clearing the main scenarios. Q: Will you listen to feedback from the demo version? A: We want to reference your feedback during development, but how we’re going to do that is still under review. Q: Haven’t you been poor at putting out information? A: If our fans are uneasy about the information we have released, then our ways of issuing information may in fact be poor. Even though we didn’t have a lot of time, I wanted to make clear the current situation. In the future, our information releases might be poor, but I think we can receive your approval. Additional details were shared on cooperative chains, parrying, and other general information. “There are systems we want to tell you more about.” Final Fantasy XV’s Cooperative Chains & Growth “The co-op moves aren’t one-offs, you can do them continuously.” “Invoking co-op moves is automatic, but it’s necessary for the player to aim their mark.” Turning to the Side = The Concept of Parrying “To connect a co-op move while avoiding an enemy attack, you have to keep an eye out for an indication when to invoke it.” “You can’t auto-parry.” “It feels accomplishing to pull of a co-op attack from a parry.” More details to come later. General “Even though there are parts from Versus that we have ended up changing, we’ve developed them in more interesting ways, I want you to look forward to it.” “I get reports everyday from development staff about what was said on the internet. If we have material, I’d like to release development information again in a live broadcast like this on November 1.” “Next month they’ll release information from other development members.” “Development progress is at 55%. Final Fantasy XV has entered the phase where they are mass producing resource material. After that, it’s a fight against the amount of resource material and time. We are also hiring people to help make Final Fantasy XV, so interested applicants should check out the homepage.” Fonte: Gematsu.com
|
|